Freud nunca gostou do conceito de "Subconsciente", para ele (Freud) , O subconsciente não existe existe , o que existe sim é apenas o "consciente" e o "INCONSCIENTE" que por sua vez inclui logo à priori o "subconsciente",,,daí haver tantas confusões com estes conceitos, mas Freud referiu-se a eles em carta a uma sociedade cientifica e não deixou margem para duvidas acerca da matéria...Claro que são conceitos Freudianos, que muitos (e se calhar com alguma razão) desconfiarão do seu aspecto meramente cientifico apesar de Freud ter dedicado a sua vida à ciência e da sua formação incluir anatomia e neurologia!
J.P.

Este blogue foi criado com o intuito de divulgar, debater e promover ideias etc, sobre a corrente Filosófica do Existencialismo assim como as suas aplicações ao nível da Psicologia e de todas as suas implicações ao nível social,económico, político, ideológico etc. Também novas ideias se esperam que surjam,dando assim origem a novas correntes. O pensamento humano que seja divergente, criativo revoluciona e abre caminhos na selva do desconhecido! Afinal tornou-se num blogue de "má-língua" :-)!
horrivel.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarrealmente, esse papo de subconsciente é furada, pois o homem possui apenas a consciência, q é a atividade cerebral em estado de virgília e a inconsciência que é a atividade cerebral em estado de repouso. Há fenômenos inexplicáveis a respeito da inconsciência, como o pq sonhamos, e como o pq nos sonhos temos realidades nunca vivenciadas, como ver lugares nunca visitados, seres nunca vistos realmente, fantasias surreais em geral, Mas é notória a influência dos pensamentos e situações vivenciadas no estado de virgília para muitos sonhos. Há também a questão premonitória inegável experimentada por muitos. Quando se trata da consciência humana haverá sempre divergências, pois o cérebro é físico, mas a consciência e inconsciência é divina.
ResponderEliminar