Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Insulto ao Bom Ócio

Benjamim e os dez xelins (Foi graças a pessoas destas que o dinheiro e a sua especulação deram azo ao mundo que temos hoje)!

Nunca percebi bem como Benjamin Franklin sendo um filosofo e um cientista , entrou no campo da politica e ainda se deu ao "luxo" de exacerbar o sentimento capitalista! Ao exortar as pessoas a investirem e a especularem o seu dinheiro , bem e tão caracteristico dos povos protestantes capitalistas onde não há lugar ao òcio e que tão maltratam aqueles que apenas pedem um pouco de descanso e reflexaõ, enfim mais um que afirmava que quando se dorme com dinheiro no bolso, já se está a perder os juros porque não se o aplicou,--- "Se setiveres a dormir à sombra dos 50 xelins que tens no bolso já estás a perder por dia 10 xelins porque os não investistes"!!!!.
...Gente deste tipo, do furor do Nega-ócio a qualquer preço, não tem lugar na minha admiração, ou os historiadores foram subjectivos ou entao o Homem era mesmo um "desgalgado" por dinheiro....Infelizmente como toda a filosofia norte americana!

Sem comentários:

Enviar um comentário