Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

sábado, 24 de setembro de 2011

Prosa poética em Homenagem à terra onde Nasci! O Apego à terra!

 Prosa poética sobre o apego à terra que nos viu nascer! Olhão!
 Terra humilde,
 que cheira a Mar e a Sol,
 de açoteias brancas;
 e cubistas;
 De Mouras encantadas,
 e povoadas pelas histórias ,
 da minha saudosa Tia-avó,
 Guilhermina;
 que me contava as aventuras,
 antes de eu dormir ,
 e de ter pesadelos;
 da Moura encantada Floripes;
 e do aterrador menino;
 dos "olhos grandes";
 que encontrado,
 por pescadores,
 quando iam ou vinham da faina;
 e transportado,
 ao colo;
 por estes incautos;
 ia crescendo,
 Crescendo!!!!
 sem se dar conta dele,
 ia ficando pesado,
 até se transformar,
 num personagem;
 bestial,
 os assassinava!
 Cidade de Olhão!;
onde as pessoas,
 ainda,
 e sempre,
 são genuínas, !!!!
 Gentes de Olhão!!!!
 Quantas manhãs,
 percorro eu,
 a vila da Restauração!?!
 Quando preciso,
 de estar sozinho!
 Sem ninguém,
 para me aborrecer,
 andando pelas suas ruas,
 aleatoriamente,
 e formosa Ria!
 Sem pressas;
 E pensando,
 pensando e andando!
 As duas mais nobres
 actividades do Homem!
 (Freud fazia psicanálise andando, por vezes, 3 quilómetros com os "pacientes")
 Só depois apareceu o divã! :-))
Café Espanha,!
  almoço,
 depois vou até  à rua das lojas,
  até à praça,
 apanhar aquele verdadeiro
 ar do mar,
 depois embrenhar me
 nas vielas,
 pequenas e estreitas,
 tipo marroquinas ,
 e dar de caras com a casa,
 onde nasceu,
 Francisco Fernandes Lopes,
 e onde a minha falecida mãe ,
 nessa rua;
 aprendeu tanta coisa,,,,
 A minha mãe tb se chamava Belkisse,
 como uma das suas fillhas,
 deste Médico,
 filósofo,
 Músico etc, etc!
 Enfim.....Lá continuo,
 Avenida principal,
 dou de caras com a casa ,
 onde morreu ;
 Em 1918,
 ainda Jovem, (38 anos),
   com a peste bubónica,
 O Dr. João Lúcio!,
 famoso advogado
 (Juntavam-se multidões para o ouvir argumentar)
 e poeta;
 Simbolista,
 Que uns segundos antes,
 de ir nos braços;
 firmes da morte,
 pediu,
 num último fôlego::
 -Abram essas janelas,
 quero ver a luz do Sol,
 na Avenida,
 pela última vez!
 Por detrás da Estação dos caminhos de Ferro,
 Onde mora,
 o MEU PADRINHO
 de nascimento,
 (Que infelizmente nunca conheci muito bem)

O Ilustre Dr.  Lourenço Mendonça
("Lourencinho" como o chamava a minha Tia-Avó Guilhermina)
 Rua acima Monte da Ria
Bairro dos Índios
campo do Caciano,
e finalmente a casa de minha Avó,
Ufa! Que belo ar se respira aqui,
Amo a Terra onde nasci!

J.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário