Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Lobsang Rampa

Lobsang Rampa, (1910-1981) era o pseudônimo de Cyril Hoskins, escritor que alegava ter sido um Lama Tibetano; com 20 livros publicados. No seu livro chamado A Terceira Visão, apresenta uma capa com um olho no centro da testa. Muitas polêmicas cercam o autor.Viveu a maior parte da sua vida no Tibete, onde adquiriu conhecimento suficiente para poder transmitir aos futuros leitres. Suas obras relatam toda a sua trajetória de vida, tudo é revelado pela "Transmigração" (a alma de um Lama se apossara do seu corpo físico, quando adulto, tomando a sua individualidade). Este foi o caso de Cyril Henry Hoskins e após a Transmigração, Sacerdote Lama Tibetano, chamado T. Lobsang Rampa. Seus livros popularizaram assuntos relacionados ao Lamaísmo Tibetano, viagem astral e o poder da mente….

Contudo surgem dúvidas, senão vejamos:

Talvez os portugueses mais novos não o conheçam, mas os outros devem lembrar-se do êxito que foram os seus livros, nomeadamente o best-seller internacional "O Terceiro Olho". Ainda hoje basta entrar em qualquer livraria para se encontrarem os seus livros.
Quem era Rampa? Segundo ele afirmava, tinha sido iniciado no Tibete desde a mais tenra idade, onde o próprio Dalai-Lama reparara nele. Este, para reforçar os seus dons de vidência, tinha-o submetido a uma operação ao cérebro chamada "abertura do terceiro olho", que o fizera ascender a um plano de consciencia superior.
Com o seu sucesso veio a pergunta: quem era este velho Sábio, que vivia como eremita, longe dos admiradores e da curiosidade vã deste mundo, afirmando-se doutorado de medicina pela Universidade de Tchong-k'ing e Lama do mosteiro de Potala em Lhassa?
1 de Fevereiro de 1958. Daily Mail. O ilustre lama Lobsang Rampa não passa de um inglês de Dublin chamado Cyril Henry Hoskins, filho de um canalizador, nunca tendo saído de Inglaterra!! O artigo continua com as revelações de um detective particular, Clifford Burgess, que vivera durante uns tempos na corte que cercava Rampa. Tinha mulher e a vida normal de qualquer cidadão de Sua Majestade. Tudo nos seus livros era inventado.
O que faria você se fosse apanhado em tal mentira? Penso que se escondia numa gruta ou emigrava para a América do Sul... Mas como qualquer bom profissional do embuste, Rampa não fez nada disso. Uma semana depois declarava aos jornalistas "ser realmente um lama reencarnado há nove anos no corpo de um inglês." Acusado de mentir, Rampa mudava de versão e chamava em seu socorro a reencarnação e a viagem astral.
Para uma pessoa normal, Rampa estaria arrumado. Mas a verdade é que continuou a gozar os direitos dos seus livros, a venda das suas "Pedras Tranquilizantes". Foi telepata, magnetizador, astrólogo, cartomante, tarólogo, medium, enfim, um homem orquestra do paranormal. O livro de que mais gosto é aquele em que descreve a viagem a bordo de um disco voador.
Morreu em 1981, no seguimento de uma crise cardiaca que não prevera, não chegando a assistir à guerra mundial que prevera para 1985. Pelas minhas contas deve reencarnar em breve para escrever novos best-sellers.    
Como é possivel um êxito destes? Penso que porque, para os ocidentais, o Tibete é "o" lugar mistico. Como afirma o tibetologista P.Bishop, o Tibete é "o lugar imaginado". No Tibete são possiveis coisas que não se podem realizar nos suburbios de Lisboa. Incluindo fraudes feitas em seu nome.
céptico     
recuarhome
 Eu não tsria tão mauzinho a respeito do Homem que fez as minhas delicias de adolescência.... talvez ele tenha o dom das viagens Astrais....

9 comentários:

  1. Entre o Céus e a Terra,existem muito mais mistérios do que imagina nossa vã filosofia-já dizia Salomão.

    ResponderEliminar
  2. existem sim!!!! ninguém ousará dizer o contrário! Obrigado por ter vindo ao meu blogue!!!

    ResponderEliminar
  3. Li a Terceira Visão por tres vezes e foi o livro que mais me impressionou em minha vida!!! òtimo mesmo

    ResponderEliminar
  4. Excelente livro! perdi o meu há anos mas agora arrnajei um em segunda mão num alfarrabista!

    ResponderEliminar
  5. Li o livro, você e a Eternidade do senhor Rampa,reli e li de novo é a mais pura e fascinante realidade,sei disso por que coloquei em prática seus ensinamentos...Aos céticos digo apenas que existe um ditado muito verdadeiro que diz. O pior cego é aquele que não quer ver.

    ResponderEliminar
  6. Salve. Belas coisas tem se dito sobre o Rampa. Existindo ou não, marcou o início de minha trilha ao encontro da Verdade das verdades que achei nas páginas dos livros Universo em Desencanto. ( www.culturaracional.com.br )Aproveitem...

    ResponderEliminar
  7. Li todos. Foram úteis. Acreditei nele. 99% das informações hoje com a NET podem ser comprovadas.
    Visitem minha ulr e descubram o final da história.
    Salve.

    ResponderEliminar
  8. O caso de Lobsang Rampa é um fenômeno espiritual pouco conhecido e muito controverso, aconteceu também com Trigueirinho Neto no Brasil, a transmigração da alma, no qual uma alma deixa tal corpo e uma outra alma adota aquele mesmo corpo, tudo em vida, nem no espiritismo ainda não ouvi falar sobre esse assunto, mas no esoterismo e ocultismo se fala sobre isso, é possível, mas é um assunto delicado... tipo uma alma abandonar o corpo e um outro espírito pertencer a ele, foi assim, o Inglês Cyril Henry Hoskins deixou seu corpo ainda em vida e Lobsang Rampa o monge Tibetano por missão e destino adotou seu corpo e escreveu os livros, agora acreditar ou não que isso é possível é da crença de cada um, mas a polêmica toda é só essa, e é claro que aparentemente é uma fraude, só mesmo quem entende ou acredita mesmo, senão é fraude, claro que o Cyril Henry Hoskins nunca foi ao Tibet, mas a alma de Lobsang Rampa transmigrou para o seu corpo e este partiu para o astral, o mesmo aconteceu com Trigueirinho Netto o fundador da Figueira no Brasil... cujo o atual Trigueirinho não é o mesmo cineasta de antes, houve uma transmigração de alma.

    ResponderEliminar
  9. http://www.lobsangrampa.org/pt/hip%C3%B3tese.html. Vejam aqui, tá certo que pelo fato de Hoskins ter sido um Inglês que nunca fi ao Tibet é nítido a dúvida de que Rampa e tudo sobre ele seja fraude, mas o que acontece é que os ocultistas, esotéricos e espiritualistas que conhecem as verdades espirituais confirmam a veracidade de Lobsang Rampa através da transmigração da alma, no qual o Lama transmigrou sua alma ao corpo de Hoskins, o próprio Rampa explica tudo isso, a mesma coisa de Alice Baylei receber telepaticamente mensagens do grande mestre Tibetano Djual Khwl, para os céticos que não acreditam nem na vida além túmulo jamais vão aceitar um fenômeno como a transmigração, por isso essa polêmica toda, aparenta ser fraude, mas é esclarecido pela transmigração da alma. Conslusão: Lobsang Rampa não é uma fraude, questões de acreditar ou não em certos fenômenos espiritualistas vai levar cada um ou não a aceitar ou não como verdadeiro Lobsang Rampa, e o detalhe da trasnmigração da alma confundiu os espiões e estudiosos ao associar o Inglês Hoskins com o Lama do Tibet Lobsang, isso causou toda polêmica já esclarecida aqui agora por mim.

    ResponderEliminar