Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

domingo, 5 de dezembro de 2010

"O direito à Preguiça" PAUL LAFARGUE

Na sociedade capitalista, o trabalho é a causa de toda a degenerescência intelectual,..."
Os Gregos da grande época também só tinham desprezo pelo trabalho: só aos escravos era permitido trabalhar, o homem livre só conhecia os exercícios .físicos e os jogos da inteligência"..
"fCristo pregou a preguiça no seu sermão na montanha:"Contemplai o crescimento dos lírios dos campos, eles não trabalham nem fiam e, ...todavia, digo-vos, Salomão, em toda a sua glória, não se vestiu com maior brilho...
Em contrapartida, quais são as raças para quem o trabalho é uma necessidade orgânica? Os “Auvergnats”; os Escoceses, esses “Auvergnats” das ilhas britânicas; os Galegos, esses “Auvergnats” da Espanha; os Pomeranianos, esses “Auvergnats” da Alemanha; os Chineses, esses “Auvergnats” da Ásia. Na nossa sociedade, quais são as classes que amam o trabalho pelo trabalho? Os camponeses proprietários, os pequeno-burgueses, uns curvados sobre as suas terras, os outros retidos pelo hábito nas suas lojas, mexem-se como a toupeira na sua galeria subterrânea e nunca se endireitam para olhar com vagar para a natureza.


Assim, cerca de um século antes de Guizot, pregava-se abertamente em Londres o trabalho como um travão às nobres paixões do homem.
“Quanto mais os meus povos trabalharem, menos vícios existirão, escrevia Napoleão de Osterode no dia 5 de Maio de 1807. Eu sou a autoridade [...] e estaria disposto a ordenar que ao domingo, passada a hora dos ofícios divinos, as lojas estivessem abertas e os operários fossem para o seu trabalho.”



Sem comentários:

Enviar um comentário