Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Zeitgeist ou o Espírito dos Tempos ( Pequena homenagem a Wallace)

Porque só é conhecido Darwin quando a Teoria da Evolução das Espécies foi criada ao mesmo tempo também por wallace? Será o conhecimento fruto de uma criação individual ou de uma descoberta colectiva do contexto vivido em cada época? Será a mesma coisa? A maçã estava madura, pronta a ser colhida da macieira, fruto do Espírito dos Tempos...E foram duas mãos com diferentes donos que a colheram...Se a teoria está correcta isso é outro assunto....

 

Em Fevereiro de 1858, durante uma jornada de pesquisa nas ilhas Molucas, Indonésia, Wallace escreveu um ensaio no qual praticamente definia as bases da teoria da evolução e enviou-o a Charles Darwin, com quem mantinha correspondência, pedindo ao colega uma avaliação do mérito de sua teoria, bem como o encaminhamento do manuscrito ao geólogo Charles Lyell.
Darwin, ao se dar conta que o manuscrito de Wallace apresentava uma teoria praticamente idêntica à sua - aquela em que vinha trabalhando, com grande sigilo, ao longo de vinte anos - escreveu ao amigo Charles Lyell: "Toda a minha originalidade será esmagada". Para evitar que isso acontecesse, Lyell e o botânico Joseph Hooker - também amigo de Darwin e também influente no meio científico - propuseram que os trabalhos fossem apresentados simultaneamente à Linnean Society of London, o mais importante centro de estudos de história natural da Grã-Bretanha, o que aconteceu a 1º de Julho de 1858. Em seguida, Darwin decidiu terminar e publicar rapidamente sua teoria: A Origem das Espécies foi publicada logo no ano seguinte.
Wallace foi o primeiro a propor uma "geografia" das espécies animais e, como tal, é considerado um dos precursores da ecologia e da biogeografia e, por vezes, chamado de "Pai da Biogeografia".




Sem comentários:

Enviar um comentário