Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

terça-feira, 25 de junho de 2013

Neurotransmissores

Os neurotransmissores são "Agonistas," (ativam a transmissão através da sinapse) e alguns medicamentos são "antagonistas" porque bloqueiam o efeito de certos neurotransmissores específicos, porque bloqueiam os locais recetores das dendrites (extensões dos neurónios que recebem mensagens de outras células nervosas) estas dendrites poder-se-ão desenvolver com a atividade intelectual do cérebro. Muita gente não sabe, mesmo ao nível das Neurociências, que o neurotransmissor é reciclado constantemente quando é recaptado pelos recaptadores


Exemplos de Neurotransmissores: 1-Noradrenalina (mensageira da Raiva, do medo, e das reações intempestivas  , com responsabilidade nos batimentos cardíacos, tensão arterial. etc, tb com um papel importante na agorafobia, e em alguns ataques de pânico)
2-Dopamina (mensageira do "Prazer"), também a sua falta em determinada região cerebral (núcleo central) dá origem à doença de Parkinson, pois a dopamina para alem de quando está em défice origina graves depressões, também é uma catecolamina responsável pelos movimentos "finos" do nosso corpo e pelo tónus muscular! quando em excesso pode provocar sintomas similares aos da esquizofrenia, e a medicação que existe hoje em dia para esta doença á baseada neste principio, os chamados bloqueadores de dopamina!
3-Endorfinas-ou a chamada "Heroína natural"--foi descoberta no cérebro na década de 70 do seculo passado quando cientistas procuravam compreender os efeitos da heroína no cérebro.  é  um químico mais complexo do que a dopamina e do que a noradrenalina, acalma a dor, provoca prazer e gere reacções ao stress! (continua brevemente).

Sem comentários:

Enviar um comentário