Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Comportamentalismo, um velho edifício por José Paulino

 







 



            Para quem não sabe, o  "Behaviorismo"  (comportamentalismo em português) Behaviorismo (Behaviorismo em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo é uma das correntes, ainda, muito dominantes da ciência do Comportamento.

            Esta corrente da psicologia é reduzida a fenómenos puramente visíveis e objectivos, e com influências do Positivismo de Viena, que pretendeu afirmar toda a ciência como algo substantivo e visível, visão um pouco redutora também porque extremista em oposição à “introspeção” que inicialmente serviu a Psicologia para se tornar uma ciência em 1879. Esta corrente que teve o seu apogeu a partir dos anos 40 e no pós guerra do seculo XX ainda domina nas técnicas psicológicas, pretendeu explicar a nossa aprendizagem fosse a que nivel fosse, como uma actividade reduzida a fenómenos puramente visíveis e objectivos onde qualquer estudo do comportamento humano que não seguisse os seus princípios ou linhas orientadoras era explicada como  denegrindo o cognitivismo que Skinner apelidava de obstáculo, à realização da psicologia como ciência objetiva e mensurável, menosprezando a psicologia Humanista, ou o próprio pensamento encoberto.

            O Comportamentalismo surgiu, com o reflexionismo de Pavlov (1902), mas foi Watson em 1913, que veio pôr definitivamente em causa a dinâmica Freudiana, e a corrente Psicanalítica, ao afirmar a objectividade e cientificidade do Comportamento observável, em oposição “às vertigens" do "introspeccionismo", subjetivo e invisível. Apesar de tudo chegou até aos nossos dias, com uma evolução principalmente assente no Cognitivismo, a outra face da moeda da corrente comportamentalista, que pretendeu evoluir do mesmo baseado em sistemas de inteligência artificial e na analogia dos computadores nascida desse anos frutuosos a seguir à segunda grande guerra do seculo XX.

            As experiencias e teorias psicológicas da aprendizagem evoluíram, desde o condicionamento Clássico, de Pavlov, (que tantos cães matou em nome da ciência) que bastantes experiências se fizeram, até mesmo em condições pouco éticas, nomeadamente nas experiencias de condicionamentos psicológicos em crianças como o pequeno Alberto. A referida evolução do conhecimento das teorias da aprendizagem continuou, com condicionamento operante de Skinner, que via o comportamento como resultado do seu reforço medido pelas consequências do mesmo, sinal externo e não como no clássico, resultante de estímulos internos ao individuo, até ao comportamento vicariante e à Aprendizagem Social de Bandura.

            Basicamente, o Comportamento Humano visível é explicado pelas teorias da Aprendizagem, e estas há-as bastantes, não digamos “para todos” mas para alguns gostos! Para nós  preferimos as teorias Cognitivas mas pelo reforço intrínseco, há falta de melhor neste velho edifício, pronto a ruir a qualquer momento, e dar origem a um outro construído de base (!?)

(Esta foto é da casa onde nasceu e viveu o Médico, Filósofo, musico, cientista, enfim um autentico curioso e humilde intelectual que dá pelo nome de Francisco Fernandes Lopes, e também fervoroso adepto do Behaviorismo nos anos 40 e 50 do seculo passado, cuja filha do meio chamada de maria Belkisse haveria de servir de influencia para o padrinho da minha mãe, o ilustre Olhanense Doutor, Juíz Lourenço Mendonça batizar a minha mãe com este nome, que apos apurada investigação consegui perceber porque se chamava a minha falecida mãe de Maria Belkisse.  http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Fernandes_Lopes). Como um assunto leva a outro e as palavras são como as cerejas esperamos que este velho edifica concretamente nunca ruía!
J.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário