1- Até agora a psicologia só explicou a REALIDADE subjectiva , mais ou menos em dois conceitos: a) A Pessoa e o b) Contexto onde se insere a pessoa, contudo o cognitivismo nos finas dos anos 50 no seculo passado trouxe ainda mais a subjectividade do Organismo da pessoa como mediador dessa relação com o contexto.
2-O comportamento tem sido assim explicado em função de :
a) Estímulo--->Resposta (beahviorismo)
b) Estímulo--->Organismo--->respo
c) A psicanálise (não é para aqui chamada)! :-)
Então imaginemos que a realidade é subjectiva, e depende do organismo de cada um de como o cerebro interpreta essa mesma realidade.
Imaginemos que vamos numa estrada em direcção a Sul, por exemplo, e queremos virar no proximo cruzamento à direita, para Leste..
Mas que por um acaso do nosso cerebro , este imagina, que vamos andando para Norte sem sabermos nem termos consciência disso , logo, o cruzamento em que queriamos virar, se fossemos para Sul, fica no lado oposto, ou seja, no lado esquerdo da nossa "mão" e vira para Oeste em vez de para o Leste pretendido. é assim como que vermos a realidade na direcção contrária, Mesmo que conheçamos essa estrada (Realidade) de todos os dias , a nossa percepção sobre a Orientação Espacial, ficará trocada, e por muitas voltas que possamos dar , sentiremo-nos perdidos e nunca encontraremos o tal cruzamento onde queriamos virar , aque que falámos no inicio da frase!
Conclusão:
1- A Realidade é subjectiva, depende do nosso cerebro como fenómeno activo da interpretação do real. Não te iludas!.....
2-A interpretação do "REAL" depende de mais coisas do que a Ciência explicou até aqui, e talvez não seja assim uma "realidade" tão obejctiva como isso tudo!
3---Se beberes não conduza! :-0 :-)))
Sem comentários:
Enviar um comentário