Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

terça-feira, 3 de julho de 2012

Gazzaniga


Gazzaniga discursa como a neuropsicologia e as neurociencias Cognitivas explicam a formação de crenças, no nosso cerrebro biológico animal!

Se se apresentar um estimulo visual (Por exemplo a palavra Bicicleta) no lado esquerdo (comandado pelo Hemisferio direito) do sujeito com os cerebros divididos devido a split brain, (os dois hemisferios deligados um do outro) e depois lhe perguntar-mos o que ...viu ele diz (resposta verbal) que não viu nada (porque esse hemsfério direito nao consegue falar, visto a função da linguagem estar no Hemisfério *a esquerdo) mas se lhe pedirmos que faça um desenho daquilo que viu, ele rapidamente faz um desenho representando uma bicicleta! Estes comportamentos estranhos e fascinantes, que deram origem ao estudo da Neuropsicologia, levaram gazzaniga a formular que o hemisfério esquerdo é aquele que consegue dar sentido às coisas, e voltamos à mesma, esxiete um mecanismo neste hemisfério que "interpreta" a seu belo prazer, os estimulos, mesmo os apresentados no hemisferio direito!
Gazzaniga tamém explica o processo da escrita , que diz evoca imagens mentais, através do uso judicioso de palavras, demonstrando até que ponto os pensamentos são diferentes da sua forma escrita! FASCINANTE! DISSOCIAÇÃO ENTRE LIGUAGEM E CONHECIMENTO!?

"Existem sistemas neuronais unicos no Hemisfério esquerdo, dos seres humanos (destros)que compelem o sistema cerebral, que comunica com o meio exterior, a conferir sentido , aos diversos comportamentos produzidos pelos seres humanos.! Inerentes a estes procesos encontram-se as crenças, das pessoas sobre a natureza do seu eu! ...........estas crenças revestem-se de importancia crucial, para o indiiduo e como tal, conseguem ultrapassar o sistema das recompensas, ou das sanções, provenientes do meio exterior, relativamente ao comportamento, .Defendo ainda que a presença de crenças na nossa espécie, resulta da forma como o ser humano está construído!....Com a irrupção no hemisfério esquerdo, de sistemas que permitem a realização de inferencias, um acto que veio libertar os humanos do tédio, infinito de progredir por "TENTATIVA E ERRO, o sistema ficou inextricavelmente condenado à formação de crenças humanas,......... Um sistema cerebral que consegue fazer inferências, sobre os seus proprios comportamentos, Assim que os SISTEMAS DE CRENÇAS SE ESTRUTURARAM, FORMARAM, O organismo DEIXOU DE VIVER APENAS NO PRESENTE, . o AMONTOADO DE RESPOSTAS CONDICIONADAS, QUE REGERA AS CRIATURAS BIOLOGICAS DE TODOS OS TEMPOS, HABITAVA AGORA UM SISTEMA CEREBRAL, CAPAZ DE FRUSTAR ESSE PODER!......"

Gazzaniga um dos pais da Neuropsicologia! J.P

Sem comentários:

Enviar um comentário