Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jogo de Xadrez


 

O Jogo de xadrez è uma abstração mental (das poucas) que consegue ligar a realidade mundana com o mundo das ideias! ATRAVÉS DA ABSTRAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTIFICA DESTE JOGO, AO MESMO TEMPO CONTAMINADA PELA referida REALIDADE MUNDANA E DO SENSO COMUM, consegue-se ter uma abstração da Realidade muito fidedigna! PRÓXIMA OU IGUAL ao mundo dos arquétipos de Platão. É um gozo ao alcance de quem pratica esta modalidade, realizar a soma dos seus arquétipos mentais abstratos com a realidade material e imperfeita do dia-a-dia... (Eu).-)) Na natureza não se encontra, por exemplo, um círculo perfeito, mas no mundo das ideias conseguimos percebe-lo com clareza, nem um conceito de "Bom" perfeito, mas no mundo dos Arquétipos sim! TAL COMO NO XADREZ ter uma posição superior, elevada à máxima potência, seria o equivalente a ganhar sempre essa posição. Contudo o Homem é imperfeito, e erra, característica humana! Graças aos deuses! lol Também a estupidez humana elevada à máxima potência, terá o seu lugar no mundo dos Arquétipos, de que um filosofo há bué de anos falava e abstraía. Platão inventou Sócrates com muito êxito! No xadrez encontra-se matéria, Tempo e espaço! Os quais poderemos manobrar de forma reversível! O contrário assiste-se na vida, cujos fenómenos biológicos e químicos são irreversíveis através da flecha do tempo (conceito de Ilya Prigogine) que anda só numa direção (o consumar destes processos)! A qualidade do jogo não interessa, qualquer um o pode jogar, desde que tenha capacidade de abstração e esteja motivado para perceber a relatividade das coisas. Do nega-ócio ao ócio! Perceber o quanto o bom ócio tem sido maltratado ao longo dos tempos por espíritos mesquinhos ao serviço de ideais medíocres, como o são a especulação do "material" alienado do mau Nega-ócio!

 

(Este texto foi escrito numa linguagem popular e de rua não respeitando quaisquer tratados ortográficos e outras leis menores, castradoras da criatividade)!

domingo, 15 de abril de 2012

ouriço


O Chico deu-me um chocolate, à saída, que eu aceitei sem o contrariar. trouxe-o ...para casa e dei-o ao meu pai....Que está velho e é guloso! ,,,Vim a pé da casa dele, estava uma aragem fresca, esta noite, suavemente fria, agreste mas apetecível, como o significado da vida.....Vim de lá agora...Tenho lá ido regularmente,... Sinto-me bem ao pé dele! O "ouriço" dele "espregiça-se", e as dores aumentam dia a dia, antes da quimio, já nem a Morfina faz efeito,,,,:-( espero que consiga ir ao campo comigo e ver a praia se formos vivos no verão....

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Pensador Hipócrita

Breve dissertação sobre a questão da Imortalidade!

Nunca ouvi maior mentira e hipocrisia,
que hipocrisia se define por:
"Algo que a Mentira pede emprestado à Verdade ,
... por breves momentos, para usufruir de algo a que não tem direito"!
Do que dizer que se acredita e se deseja
a Imortalidade da Alma,
ou do espirito, como lhe quiserem chamar!
Ninguém pensa verdadeira mente,
e se o diz MENTE descaradamente,
na Imortalidade da Alma,!!!!
mas sim na imortalidade do corpo!
Essa é que aflige, !!!!
Já alguém viu uma Alma?
Toda a gente pensa só na sua,
no seu corpo Imortal,
para quê dizer mentiras,
bla, bla, bla,
O meu amigo,
que me disse ontem que, BREVEMENTE,
irá falar com Platão,
não sei se antes de mim, ou depois,
logo me esclarecerá destes assuntos metafísicos,
que eu não tenho jeito para falar com Platão,
nem para religiões de espécie nenhuma,
já não tenho idade para acreditar na Imortlidde,
nem da Alma nem do corpo,
nem para hipocrisias,
Sartre foi uma luz,
na finitude do Cosmos,
mas também já está,
a falar com Platão....
O que vale é que ainda olhamos,
para fora da Caverna!
Para a memória prospectiva ou retrospectiva,
é irrelevante,
desde que fiquemos na memória,
como aqueles que acreditamos, ainda,
que falaremos com Platão!
Santa Fé que nos Motiva!!!!!