Para
quem não sabe, o "Behaviorismo"
(comportamentalismo em português) Behaviorismo (Behaviorismo em inglês,
de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta),
também designado de comportamentalismo é uma das correntes, ainda, muito
dominantes da ciência do Comportamento.
Esta
corrente da psicologia é reduzida a fenómenos puramente visíveis e objectivos,
e com influências do Positivismo de Viena, que pretendeu afirmar toda a ciência
como algo substantivo e visível, visão um pouco redutora também porque
extremista em oposição à “introspeção” que inicialmente serviu a Psicologia
para se tornar uma ciência em 1879. Esta corrente que teve o seu apogeu a
partir dos anos 40 e no pós guerra do seculo XX ainda domina nas técnicas psicológicas,
pretendeu explicar a nossa aprendizagem fosse a que nivel fosse, como uma actividade
reduzida a fenómenos puramente visíveis e objectivos onde qualquer estudo do
comportamento humano que não seguisse os seus princípios ou linhas orientadoras
era explicada como denegrindo o
cognitivismo que Skinner apelidava de obstáculo, à realização da psicologia
como ciência objetiva e mensurável, menosprezando a psicologia Humanista, ou o
próprio pensamento encoberto.
O
Comportamentalismo surgiu, com o reflexionismo de Pavlov (1902), mas foi Watson
em 1913, que veio pôr definitivamente em causa a dinâmica Freudiana, e a
corrente Psicanalítica, ao afirmar a objectividade e cientificidade do Comportamento
observável, em oposição “às vertigens" do "introspeccionismo", subjetivo
e invisível. Apesar de tudo chegou até aos nossos dias, com uma evolução
principalmente assente no Cognitivismo, a outra face da moeda da corrente comportamentalista,
que pretendeu evoluir do mesmo baseado em sistemas de inteligência artificial e
na analogia dos computadores nascida desse anos frutuosos a seguir à segunda
grande guerra do seculo XX.
As
experiencias e teorias psicológicas da aprendizagem evoluíram, desde o condicionamento
Clássico, de Pavlov, (que tantos cães matou em nome da ciência) que bastantes
experiências se fizeram, até mesmo em condições pouco éticas, nomeadamente nas
experiencias de condicionamentos psicológicos em crianças como o pequeno
Alberto. A referida evolução do conhecimento das teorias da aprendizagem continuou,
com condicionamento operante de Skinner, que via o comportamento como resultado
do seu reforço medido pelas consequências do mesmo, sinal externo e não como no
clássico, resultante de estímulos internos ao individuo, até ao comportamento vicariante
e à Aprendizagem Social de Bandura.
Basicamente,
o Comportamento Humano visível é explicado pelas teorias da Aprendizagem, e
estas há-as bastantes, não digamos “para todos” mas para alguns gostos! Para
nós preferimos as teorias Cognitivas mas pelo reforço intrínseco, há
falta de melhor neste velho edifício, pronto a ruir a qualquer momento, e dar
origem a um outro construído de base (!?)
(Esta
foto é da casa onde nasceu e viveu o Médico, Filósofo, musico, cientista, enfim
um autentico curioso e humilde intelectual que dá pelo nome de Francisco Fernandes
Lopes, e também fervoroso adepto do Behaviorismo
nos anos 40 e 50 do seculo passado, cuja filha do meio chamada de maria
Belkisse haveria de servir de influencia para o padrinho da minha mãe, o
ilustre Olhanense Doutor, Juíz Lourenço Mendonça batizar a minha mãe com este
nome, que apos apurada investigação consegui perceber porque se chamava a minha
falecida mãe de Maria Belkisse. http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Fernandes_Lopes).
Como um assunto leva a outro e as palavras são como as cerejas esperamos que
este velho edifica concretamente nunca ruía!
J.P.
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