A Psicologia tenta explicar que as nossas opções são fruto da nossa visão do mundo, de nós mesmos, e dos outros....Uma má "visão" poderá ser fruto de erros cognitivos ( por exemplo abstracções seletivas do tipo ver a árvore mas não ver a floresta) . A nossa opcção pelo quadrante político que escolhemos dependerá por isso do nosso ponto de vista sobre determinado assunto e em última análise pelo prisma que temos à nossa frente! As nossas opiniões são filtradas por esse prisma, tal como o filtro da atenção selectiva. esse prisma depende das nossas experiencias de vida, da nossa personalidade e do contexto onde estamos inseridos.....Eu concordo com a maioria destas afirmações e até que a realidade é um desdobramento e uma descentralização da nossa posição egocêntrica.....O único problema é que a generalidade das pessoas só conhece um prisma e por isso critica os outros que têm um prisma diferente...A Psicilogia é benévola e diz que todos têm razão de uma forma geral quando exprimem as suas opiniões....Um pai de família com crianças, e um bom emprego, se calhar conforma-se com o sistema em que está inserido, um pai de família desempregado e cujos filhos passem fome é capaz de fazer uma revolução....Lamento quem só tem um prisma, eu pessoalmente tive a sorte ou o azar de ter conhecido muitos Prismas......
![Existencial](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOT0WQ5pLZpoTQwUUoSaU0LawB-3LAJ8MjyZtDSJ_iQSw4OzQ0ZaSH-9tSYKNxvdmBFalvdI9ZeItOqqZfXJ58mq5ucsl1ie9paqn5PjKiOyx2C9GTZ8FjP3YTSFTCvaTeO5niikBWVN5n/s1600/gelb-jean-paul-sartre-sexy-by-thinking-girlie_design.png)
Este blogue foi criado com o intuito de divulgar, debater e promover ideias etc, sobre a corrente Filosófica do Existencialismo assim como as suas aplicações ao nível da Psicologia e de todas as suas implicações ao nível social,económico, político, ideológico etc. Também novas ideias se esperam que surjam,dando assim origem a novas correntes. O pensamento humano que seja divergente, criativo revoluciona e abre caminhos na selva do desconhecido! Afinal tornou-se num blogue de "má-língua" :-)!
Sem comentários:
Enviar um comentário