Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bruno_Bettelheim


Bruno_Bettelheim

 

Antes de se saber o que era  autismo ou as patologias do espectro do autismo, como o síndrome de asperger por exemplo, Betleheim (um austro alemão húngaro de origem judaica, que se suicidou aos 86 anos, psicologo, pedagogo, que foi preso em 39 mas solto depois por uma amnistia qualquer, por sorte muitos dos seus amigos morreram nos fogos crematórios nazis) afirmava que as mulheres com filhos que sofriam desta patologia, eram mulheres frias, e que consequentemente isolavam "mentalmente" e emocionalmente os seus filhos! é sabido que muitos ainda erradamente partilhavam as ideias deste senhor que em 1976 escreveu aa "psicanálise dos contos de fada", alem de muitos ensaios sobre psicanalise! depois do seu suicídio, talvez devido à avançada idade e a um balanço de vida que muitos o fazem por esta altura, veio a comprovar-se que ele nunca tinha conhecido Freud! Morreu em 1990! fica o registo, apesar de tudo de um Homem brilhante nas suas atividades QUE dEDICOU A SUA VIDA ao cuidado de jovens autistas etc, e com quem apesar de ser acusado por vezes de agressões e maus tratos, apesar de tudo fez um bom trabalho!


domingo, 27 de abril de 2014

TAT (Escola Americana e escola Francesa)

É sabido como as diversas Universidades ensinam as licenciaturas em Psicologia e fazem os seus próprios currículos em Psicologia! algumas valorizam mais a vertente dinâmica Freudiana, outras a escola cognitivo comportamental! para TODOS ELES no entanto este pequeno livro é muito bom no que concerne ao teste projetivo TAT! a ESCOLA COMPORTAMENTAL COGNITIVA, nao valoriza muito o ensino da interpret...ação dos teste projectivos no seu ensino, e na maioria dos casos debruça-se mais sobre o Rorschach (teste vulgo das borboletas para os leigos) , na minha própria licenciatura, mais virada para a vertente do cognitivo comportamental, a aprendizagem do Rorschad só se deu no 4 ano, depois da especialização em clinica, quer dizer que os alunos de educacional e da psicologia das organizações, após o ensino de 3 anos de tronco comum nunca tiveram essa oportunidade! SABER APLICAR, interpretar e cotar estes testes implica grande conhecimento das tópicas Freudianas, etc !!!!!!Aqui fica a sugestão! Estes testes SÃO UMA PROFUNDA DESCOBERTA, NA PERSONALIDADE DO INDIVIDUO, NA FORMA COMO ELE PROJECTA NAQUELE ESTIMULO, NA FORMA COMO CONTROLA a sua ansiedade frente a diversas situações, recorrendo a diversos mecanismos de defesa etc etc etc a Única polemica consiste entre a escola Americana e a Francesa, a Americana mais pragmática, utiliza a "NEUTRALIZAÇÃO DO EGO", na forma como interpreta etc etc etc BASICAMENTE FALANDO PORTUGUES , A ESCOLA Americana refere que será muito difícil para o psicólogo interpretar assim sem neutralizar o "ego" porque o individuo ao projetar esta a resistir implicitamente ao estimulo apresentado , e nao projeta
com a "fantasia" que deveria projetar, ou seja diretamente, sem "contaminar" OS mecanismos de defesa, ao contrario a escola francesa acredita ser possível o individuo projetar de forma automática dos os seus "FANTASMAS" a partir do estimulo apresentado, é mais ou menos isso! vou mais para a americana

sábado, 19 de abril de 2014

Neuro-Saudade!!!!!

Geralmente o sentimento de saudade e nostalgia terá forçosamente que estar na zona biológica do cérebro que é responsável pela nossa memoria a longo prazo!? ( seja ela memória semântica ou auto biográfica)! É aqui que se regista a ponte ent...re conceitos filosóficos e os conceitos materialista como , por exemplo, o substracto biológico muito concreto do cérebro! SEM MEMÓRIA NÃO HAVERIA SAUDADE, nem nostalgia? Bem a nostalgia é um pouco diferente da saudade, é mais um sentimento emocional que é mais independente a memória, que propriamente a saudade! aqui POERAO ARGUMENTAR ALGUNS, ENTAO SE A SAUDADADE é tipicamente portuguesa, os que nao são portugueses, em que zona do cérebro sentem mais ou menos um sentimento parecido? nao sei! QUE RESPONDA A FILOSOFIA , ou a psicologia que já é um assunto que ultrapassa a neurociência!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Doenças mentais e DSM

Diz o meu amigo Rui Júlio, que fazer Selfies (tirar fotografias a nós próprios) que já foi considerado uma Patologia, segundo a APA, associação psiquiatria Norte Americana, e a maior autoridade disto das doenças, que até edita periodicamente um manual de estatística das doenças Mentais que a maioria dos psicólogos e psiquiatras usam no seu dia a dia para diagnostico das doenças mentais! o DSM, ! Nota:---->este manual é feito por cientistas  em equipas multidisciplinares, a maioria das vezes que investigam e publicam artigos científicos de experiencias levadas a cabo! Apesar de nos anos 50 a questão da homossexualidade ser considerada uma doença, e hoje em dia já não ser! muitas das vezes estas doenças são investigadas por pessoas como nos, que têm determinadas crenças, usos e costumes, muitas vezes sabe-se que como os Americanos são conservadores!  A própria "HIPERACTIVIDADE" com ou sem   défice de atenção, também ultimamente tem sofrido enorme polémica, o próprio autor desmente que exista como doença, concretamente! apesar dos sintomas! Recentemente também se fala em "Pós stress férias"! que sinceramente tenho muita dificuldade em acreditar! que exista como identidade própria, para ser designada como doença! Agora são os Selfies , e amanhã que será Rui Júlio? A DEPENDENCIA DE Afetividade? (ESSA PARECE QUE TB JÁ EXISTE)! :-) Na Europa utiliza-se o Manual CID!

Eva

Eva,
És a mais Bela que conheci!.....,
a mais cheirosa das flores,
mais bela que o nascer do Sol,
mais enigmática que a Lua Cheia!
Conhecer-te enfim,
foi uma dádiva de Deus!...
e um desgosto dos Diabos!

J.P.


 

Felicidade de Pessoa

Infelizmente, por vezes, "INTELIGÊNCIA" é sinónimo de Infelicidade! Mas qual será mais inteligente? Aquele que argumenta filosofia com excelência mas que com as mãos nada é capaz de executar, ou aquele que nada sabe de filosofia ou de letra...s mas que com as Mãos consegue arranjar tudo e ainda fabricar utensílios? Certamente o tipo de inteligência filosófica é mais atrita à infelicidade e à insatisfação do que outro tipo de inteligência qualquer!! (J.P)


quinta-feira, 3 de abril de 2014

O QUE È A PSICOLOGIA parte I por José Paulino

"O QUE È A PSICOLOGIA afinal" parte I ? (by J.P.)

Para muita boa gente que ainda tem duvidas sobre o que é a Psicologia, poder-se-á dizer também que a definição do psicólogo como um técnico altamente especializado em resolver e tentar ajud...ar a resolver problemas até de caracter pessoal, Social, e como nao podia deixar de ser problemas de carater psicológico! Não se consulta um psicólogo porque se está "maluco", mas sim porque ele é alguém capaz de nos ajudar a resolver muitos problemas, a nível emocional, psicológico, cognitivo e até arrisco-me a dizer espirituais!!!! A psicologia por fim tem inúmeros campos e áreas de intervenção e especialidades! Por exemplo , desde a Psicanálise, a Psicologia Social e das Organizações que trabalha no recrutamento de empregados para as empresas etc, a Psicologia Educacional que trabalha nas escolas, a psicologia Clinica, como o termo indica dedica-se mais à clinica Às patologias mentais e físicas consequentemente, e agora muito recentemente , por exemplo no Brasil onde é reconhecido pelo Organismo Federal dos Psicólogos Brasileiros , desde 2004 a Neuropsicologia, as patologias do sistema nervoso central, cérebro etc e as neurociências, também a há a Psicologia criminal etc etc etc ! Como vêm falar de psicologia é falar de uma ciência que nasceu como isso mesmo em 1879 nos laboratórios experimentalistas de Wundt! Resta dizer que a Psicologia como qualquer ciência exata se baseia em formulas matemáticas , damos o exemplo do estimulo resposta! (
teste final quanto a aplicabilidade do modelo matemático à psicologia. Por exemplo o modelo matemático da nossa cognição: φ(j)=φ(j+1)