Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

“O Beijo Libertador”




Beijo a lâmina

Que me irá cortar

E sangrar

A espada já pende

Sobre a minha cabeça

E o sangue

Que me irá purificar

Dos pecados do mal

Que tenho exercido

Em breve irá jorrar

Tal condenado

Por crimes de ética e moral

Beijo-a e torno-a a beijar

Qual loucura

Sem consciência da minha dor

Já sinto o frio do aço

Nos meus lábios

Ávidos de Amor

Mas estranhamente sinto

Um orgulho masoquista

Que me faz sentir prazer

Naquilo que percepciono

E que vou fazer

Orgasmo daquele beijo fatal

Como se estivesse já beijando

A tua ausência

De paixão e Amor

Letal

Beijei-te e bebi

Do teu anel com cianeto

E com isso me senti liberto

Ferido de Morte

Vitima da minha sorte

Moribundo

Recordo o Amor profundo

Essa palavra tantas vezes

Em vão repetida

O Amor que me aquecia

Do frio daquela espada

Que me protegia

Do frio daquela lâmina

E me resguardava

Da placenta

Da minha anonimidade

Alguém

 A quem algures no Tempo

Eu chamei inutilmente

Com palavras surdas

Ainda me poderá vir

Ressuscitar

Do veneno que provei

Da espada onde me feri

Por ela vivi e morri

Morri e vivi

Novamente

Só estou esperando

Por ela

Por a poder beijar

E me engasgar

Novamente

No seu caroço

De fruto venenoso

Sou um Borderline

Do Amor

Condenado eternamente

Por crimes

De ética e Moral
Aqui Jaz eternamente
um momento
um bocado de Amor
efémero

02-01-1995-\-29-08-2013

J.P.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

“DÉFICE COGNITIVO LIGEIRO ou Comprometimento Cognitivo Leve?


Não entendo porque na tradução do inglês de Mild Cognitive Impairment se traduz de diferente forma, [este conceito traduz um estado fronteiriço entre o envelhecimento cognitivo normal e\ou patológico, mais ou menos um estado pré demencial onde 10% das pessoas portadoras poderão desenvolver um quadro de demência no espaço de 2 anos, (as estatísticas valem o que valem)] tenho visto chamar a este estado de “Comprometimento Cognitivo Leve” E DE “Défice Cognitivo Ligeiro” QUE É O QUE TENHO UTILIZADO! Isto pode gerar confusão, não sei se é por defeitos de tradução ou se por diferenças entre língua brasileira e portuguesa. Não tenho a certeza se no DSM-IV vem alguma coisa de significativo sobre isto mas há uma Perturbação que necessita de mais investigação conforme vem no DSM e que se intitula “Perturbação neuro Cognitiva ligeira”, ou “Perturbação Cognitiva Ligeira,” ou ainda “Declínio cognitivo relacionado com a idade”! Até na Sub divisão este conceito parece ser heterogéneo na forma como se designam também, por exemplo , as suas Sub divisões! No que concerne ao “DÉFICE COGNITIVO LIGEIRO” no livro de Petersen ele é explicado como tendo os tipos de “Mnésico”-------->Que leva à doença de alzheimer, de “Múltiplos Domínios”,---------> pode levar a demência vascular, `doença de Alzheimer, ou mesmo ser caracterizado por um envelhecimento dito normal, ou de  “Domínio único que não a memória”------------>à Demência fronto- temporal, demência por Corpos de Levy, afasia progressiva primária, ou demência Vascular! (Petersen, 2000).

 No que se refere à designação “ Comprometimento Cognitivo Leve”, que ao fim e ao cabo quer dizer o mesmo que o conceito explicado anteriormente, as suas Sub divisões: “AMNÉSTICO”, “ Amnéstico de múltiplos domínios”, “Não amnéstico de múltiplos domínios”, E AINDA “NÃO AMNÉSTICO DE ÚNICO DOMÍNIO”!  Perante isto só temos que concluir que a investigação nesta área ainda não reúne consenso sobre os termos a aplicar à sintomatologia e aos fenómenos observados!

J.P.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

TERROR da "Democracia"!!!

Sobram armas nos USA, e pra não perderem o negócio têm que as usar, esta administração Norte americana a exemplo das outras, não respeitam nada nem ninguém, já sabem aquilo que ninguém é capaz de saber :"QUE foi o governo Sírio que utilizou as armas químicas que chocaram o Mundo , a nos também nos choca a politica Imperialista dos USA, que todos os dias atropela os direitos humanos mais elementares, e ninguém ousa levantar a voz contra esta atrocidade do Império que se prepara , a exemplo, de outros erros anteriores para invadir a Síria, a pretexto de nenhures e apenas com os objetivos sobejamente conhecidos, que passa por chegar ao IRÂO!   têm ERRADO MUITO E COMETIDO MUITOS ASSASSINATOS em nome da suposta "democracia" que defendem e que querem levar à força a todos os países do mundo, especialmente aqueles que têm petróleo! desta VEZ ESTE ERRO DE INVADIR A Síria PODERÁ SER O ÚLTIMO! Toda a gente se deveria manifestar contra estas politicas imperialistas dos USA, França, e Reino Unido! porque NÃO CONVOCAR JÁ UMAS MNIFESTAÇOES Através DO FACE E DAS REDES SOCIAIS? CHEGA DE Brainwasching!!!! Não nos deixemos enganar!!!!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Criminosos da guerra e da paz democratica"



 

FOI PENA NÃO TER HAVIDO NADA ANÁLOGO ÀS nações unidas para investigar quem e por que motivo lançou as famosas bombas atómicas que mataram centenas de milhares de crianças e mulheres inocentes e velhos e homens que nada tinham a ver com a guerra e pereceram perante as bombas atómicas e químicas, com grave prejuízo para as gerações vindouras que os criminosos de guerra lançaram sobre Hiroshima e Nagasaki. Estas mortes de inocentes justificaram pois, a hegemonia da potência que primeiro conseguiu construir as bombas de Urânio enriquecido numa estratégia de assim poder dominar o Mundo pelo terror, e a quem a eles se opõe. Será por essa razão que querem impedir o Irão de as ter também? Quando até se pode pôr a dúvida que apenas serão para dissuadir ou para fins puramente energéticos? Já muitos países as têm e se a França inocente quer invadir a Síria a exemplo do que tem feito em África nos últimos meses com países subdesenvolvidos, numa estratégia de Imperialismo revivalista que pode levar o Mundo à ruína! O Irão já avisou, e toda a gente bem informada sabe bem que terrorista os há em ambas as partes, mas nos últimos tempos, proveem DAS NAÇÕES ocidentais que aliando capital e armamento em busca do lucro fácil das armas da hegemonia que isso proporciona na mira do petróleo, com a banca por trás a patrocinar todo o tipo de armamento, o Morgan Bank e outros, não nos admira que tenham sido eles próprios a lançar as armas químicas! Os serviços secretos que fomentam as guerras civis, já o fizeram com Kadhafi, e no Iraque que não possuía bombas de destruição maciça de espécie alguma, até houve comissários inspetores  da ONU "patrocinados" pelos USA e Reino Unido para afirmar a sua existência que com o peso na consciência se suicidaram! com a banca por trás a patrocinar todo o tipo de armamento, o Morgan Bank e outros, não nos admira que tenham sido eles próprios a lançar as armas químicas! Os serviços secretos que fomentam as guerras civis, já o fizeram com Kadhafi, e no Iraque que não possuía bombas de destruição maciça de espécie alguma, até houve comissários inspetores  da ONU "patrocinados" pelos USA e Reino Unido para afirmar a sua existência que com o peso na consciência se suicidaram! Quantos inspectores mais se vão suicidar de futuro com mais este peso na consciência! O peso da mentira? O mundo anda à beira de Ruir, e o sistema tal como o conhecemos! Culpa dos maiores terroristas do mundo! Estes criminosos mantêm pessoas presas sem acusação formal, metem na cadeia por 35 anos um soldado honesto por mexer em papéis, de ligações fracas, que dizem secretos e que negam, mas afinal parece que não perdoam! Em Guantanamo mora toda a ilegalidade do Ser Humano, e toda a espécie de atentados aos direitos humanos, cujos criminosos não subescrevem o tribunal penal internacional, mas levam a guerra a outros países para prenderem “CRIMINOSOS” com o objectivo de os levar até onde eles próprios deveriam de ir! A Tribunal por crimes contra a Humanidade!

domingo, 25 de agosto de 2013

Xadrez de competição em Portugal. ( Capacidades cognitivas e motivacionais) .


Xadrez de competição em Portugal e Capacidades cognitivas e motivacionais

 

Transmiti aqui a minha opinião sobre o que se deveria fazer em Portugal a nível de formadores e treinadores de xadrez, seria muito bom que pudessem ter na sua formação que é o ensino de xadrez, a crianças e também por vezes a adultos idosos como forma de potencializar cognitivamente esta faixa etária, tão sujeita a doenças de cariz demencial, inerentes ao próprio envelhecimento. Mas quanto aos treinadores e formadores de xadrez em Portugal, os que ensinam Às crianças poderiam ter uma formação à base de Psicologia do Desenvolvimento, e também módulos de psicologia da educação, muito útil para se saber lidar com o ensino desta modalidade 'às crianças e desenvolvimento! Quanto ao nível das seleções de xadrez de Portugal, de todas as faixas etárias sem exceção era bom que a Federação Portuguesa de Xadrez, tivesse um Psicólogo que acompanhasse os jogadores nas suas deslocações de participações, ou antes das mesmas, que por exemplo tivesse como objetivo avaliar as capacidades cognitivas dos jogadores naquele dado momento, e também como forma de Motivação par a competição, potencializar os seus resultados, coisa que até agora só algumas seleções a nível mundial fazem! Por exemplo, avaliando e monitorizando a algumas das funções cognitivas dos jogadores de xadrez, como a capacidade Atencional, a capacidade mnésica, os níveis motivacionais, e tantos outros, que devidamente monitorizados e acompanhados lhes permitiria melhorar todas as sus performances, isto a nivel de seleções seria uma novidade extremamente interessante, com resultados na melhoria destas capacidades. Todos nós temos ciclos nas nosss capacidades, e temos que aprender a gerir os mesmos, principalmente se formos jogadores de competição. Já tive oportunidade de Transmitir essa opinião ao seu Ex ssimo. Presidente Francisco Castro! Os custos destas ações e formações valeriam bem a pena, em termos de ganhos! A bem do xadrez! Temos GRANDES TREINADORES NACIONAIS e formadores COMO O João Lorenzo Leonardo, o Rui Dâmaso, o António Fróis, etc que com a sua experiencia de Mestres de Xadrez, e com as suas qualidades como pessoas, poderiam corroborar deste projeto, com a ajuda da FPX. A bem da nossa modalidade existem muitas coisas em que poderíamos até ser pioneiros nestas práticas!
(O que se passa é que populações como estas de jogadores de xadrez, intelectualmente proeminentes são difíceis de gerir, muitas vezes têm locus de controle interno, pensam que sabem tudo e que não necessitam aprender mais nada, e é muito difícil gerir um consenso a este nível, com muitos jogadores! basta ver o tipo de relações que (não) existem entre muitos deles!)


J.P.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Carta a minha mãe

Quando apresentei a minha tese de licenciatura de psicologia, ramo de clinica ao Júri, foram ainda algumas pessoas que foram assistir a esse momento inolvidável para mim , em que fui premiado com 18 valores, e todas as criticas foram positi...vas e elogiosas, eu nem queria acreditar, pois não estava habituado a tantos elogios, e apenas balbuciava timidamente sem saber o que me estava a acontecer, tal a importância e significado que aquilo tinha para mim, um sonho de criança da minha mãe que ela nunca chegou a concretizar devido a carências económicas, e tudo o que essa frustração, sei-o agora passados estes anos todos, tanto a influenciou durante a vida, e contribuiu para a doença de nervos que haveria de a perseguir durante toda a vida : “Obrigado” …balbuciei eu….Dediquei esse momento à minha mãe do espaço das dedicatórias, pois ela nunca chegou a ver em vida o filho se ter licenciado NO CURSO QUE ELA TANTO ADORAVA ter conseguido tirar, ela própria, em vez de ter trabalhado depois como telefonista uma vida inteira para dar de comer aos filhos! Esse desgosto nunca lhe passou, soube-o depois e até escrevi sobre isso no livro “retratos da palavra ninguém”!, Toda a gente gosta de analisar os outros e a si próprio, pois bem, as minha motivações admito-o agora sempre passaram pela minha mãe…Que se existe Céu, esteve lá a ver-me concretizar o sonho que ela nunca concretizou, ficou feliz eu sei! A minha motivação inconsciente sempre foi ela, sempre foi o desejo de lhe poder provar que eu era capaz! Capaz de engolir todos os sapos que se têm que engolir durante 5 longos anos, em que encontra-mos de tudo, umas vezes para nos deitar abaixo outras na amizade sem interesse. Sempre fui amigo dos meus colegas e muitas vezes facultei o que tinha e o que não tinha em termos académicos antes dos exames, na base da amizade, coisa que muitos não souberam retribuir, mas nos não estamos cá para esperar facilidades, nem para dar com interesse de receber depois! Mãe, engoli muitos sapos, sei que sabes disso, mas nunca desisti, nunca parei um momento, nem de trabalhar enquanto estudava, e paguei as minhas propinas a tempo e horas e realizei-o de seguida sem nunca ter chumbado um ano. Nem a nenhuma cadeira excepto no primeiro de todos a Psicologia cognitiva em que tive 8, 9 mas passei no segundo exame com 14, fora isso mãe! FORAM FAVAS CONTADAS! Com muito esforço é claro e motivação, aprendi por exemplo entre outras coisas, o estilo de vinculação que me deste quando eu era pequenino e que nunca o tinha compreendido até então! Compreendi porque agias assim, mãe, tão criticada por quem não te compreendia, a psicologia ensinou-me a compreender te melhor, a ti e a mim!...Bem ajudou-me em muitas coisas, e noutras que não têm solução! Bem a conversa já vai longa, e se não te importas vou dedicar este trabalho de dissertação agora desta tese de Mestrado em Neuropsicvologia e neurociências cognitivas a meu pai, que também merece, e de onde estás o consegues ver já velho, e cansado desta vida terrena. Tu compreendes, vou apresentar este trabalho no próximo mês, estou só a acabar o PowerPoint, para apresentar a este júri, se não me deixarem apresentar, devido a ter muitas propinas em atraso no pagamento desta vez, pois não sei, logo se vê. Só te queria dizer que quando falavas em mau sentimentos e eu gozava com isso, admito agora que falavas verdade, existem maus sentimentos como o ciúme e a inveja, que eu não tinha, ainda dado por isso. Estou a chegar ao fim de mais esta etapa, Mãe, desta vez não tenho amigos para irem assistir à minha defesa de tese, como o tive na licenciatura, mas os tempos mudam e os amigos também, eu nunca invejei ninguém, nunca desejei ma a ninguém, porque sei que isso também pode acontecer connosco e ninguém gosta disso. Apenas convidei aquela moça que gosto que se chama Eva, para vir a Faro assistir, mas duvido que venha, ela tem outras prioridades. Mãe a escrita já vai longa, e eu estou até com uma terrível tendinite, peço-te que zeles por mim aí de cima se conseguires, se não também não faz mal, a gente sabe como as cunhas são injustas! Beijo!

PS. O meu irmão continua desempregado!
Ver mais




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Bom Selvagem


Infelizmente algumas pessoas que conhecemos há décadas, de Bons Selvagens só têm mesmo “selvagens “ como desígnio, pois de bons não têm nada. Jean Jacques Rosseau ou era muito inocente ou não conhecia bem o Mundo! AS pessoas a quem julgamos conhecer há décadas e pensamos amigos, por vezes, não passam de um monte de esterco de inveja, ciúme, e de pretensiosismo barato. Geralmente costumam insultar os outros, como forma de sublimarem o seu ódio pela inveja que têm, às vezes nem se sabe bem porquê, especialmente quando se julgam muito intelectuais de meia tigela mas nada fazem não ser medirem-se pelos outros intelectuais e odiando tudo e todos que julgam saber mais do que eles, seja em que área for! Infelizmente tive que retirar de “amigo” uma desses “BONS” SELVAGENS, que já há muito o deveria ter feito! São pessoas que se julgam acima dos outros, em tudo o que fazem, e que por vezes enganam, mas como diria a publicidade o “ALGODÃO NÃO ENGANA”! Cedo ou tarde se revelam! Poderia aqui dizer: “À merda pois”! Mas depois podiam vir-me acusar de ser malcriado, e de ter um estilo assim e assado! MAS A VERDADE JÁ FOI !!! A verdade é que quem não investe em relações de amizade destas não disfruta mas também não se desilude!

domingo, 18 de agosto de 2013

desaparecidos

Desapareceram dois Portugueses nos últimos tempos nao se sabe bem onde andarão! sE ALGUÉM SOUBER DAO SE ALVISSARAS! O primeiro é o Maratonista português que foi ao campeonato Mundial de atletismo de Pista, desapareceu durante a prova da maratona e ninguém soube mais dele, alias a exemplo dos outros atletas portugueses que ninguém ouviu falar nesta competição! o SEGUNDO TRATA SE DA MINISTRA maria DE Albuquerque DESAPARECIDA "EM COMBATE POLITICO SEM dar sinais de vida há vários meses! qUEM SOUBER DE ALGUMA COIS DIGA ! os familiares e os portugueses de uma forma geral estão preocupados!

Motivações da Paixão

Não interessa o inicio da consciência,
Não interessa o fim das emoções,
nem Gazzaniga nem Damásio,
Só me interessam as paixões!!!
O que de mais genuíno existe,
em todas as nossas Motivações!!!

Para os gregos não havia obituario, depois de um homem morrer só perguntavam um coisa: "Viveu com paixão"?
Para os gregos não havia obituario, depois de um homem morrer só perguntavam um coisa: "Viveu com paixão"?

domingo, 11 de agosto de 2013

REVOLUTION

contemplar as formigas,
como se fosse mos pequenos deuses,
é das tarefas mais gratificantes que existem!
elas ensinam-nos o que é
a perseverança,
o querer,...
morrem aos milhares,
sempre que as pisamos,
mas logo aparecem mais,
e vão á procura de alimento,
dentro do fogo e dentro d'água,
se for preciso!
Afinal,
são elas ,
os GRANDES DEUSES!
Ver mais


BURRO

Estou farto de "Acomodar informação”!
Tenho os neurónios cansados,
De equilibrar ração,
Merda de “ conhecimento”!
A técnica da ciência,
Restringe o meu pensamento,...
Que se pretenderia libertário,
E Criativo!
Estar sempre a citar,
Torna-me um citador,
“Alguém já o fez antes”!
-Disse o citador,
Tenho as sinapses fatigadas,
De uma Pseudociência,
De falsos intelectuais,
De pretensiosismo,
Guardar segredos,
De existências duvidosas,
Faz mal à saúde,
Fazer poemas sem métrica,
Faz bem!
Existir
Antes de “evoluir”!
Ver mais



sábado, 10 de agosto de 2013

AMOR!


nem a distancia
acalma o fervor!
O ardor
da insignificância,
da dor da tua ausência,
queria dizer,

o aperto na garganta,

a dor do Amor,

Fodasse se dói!

não há meio,

nem medicamento

que cure este jumento!

 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

xadrez

A fase do pensamento formal, a tal em que o nosso pensamento já consegue pensar sobre o próprio pensamento! Piaget chamava-lhe pensamento formal a partir dos 12 anos em média, por isso não há grandes Mestres , ou não houve até á data anteri...ores a essa idade! parece existir um fosso inultrapassável entre o que um miúdo de 9 ou 10 anos é capaz de fazer e um de 12, 12 já consegue! Será também fruto de rearranjos neuronais que se darão nessa idade , alguns a partir dos 12 anos? tudo tem um timing correto no desenvolvimento, esses rearranjos quando aparecem muito antes ou muito depois trazem problemas! há quem diga que a própria esquizofrenia resulta desses inadequados "timings de rearranjos neuronais! Por volta da idade adulta 17 ou 18 anos, quando a sociedade impõe ao jovem novas regras de conduta e de comportamento muitas vezes revela-se a doença, em média os 17 anos! Por isso jogue xadrez que só faz bem à saúde cognitiva e mental! e até física!Ver mais


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Temos pena


Berlusconi está inocente!

Mariano Rajoí está inocente!
Isaltino está inocente!
Lima está inocente!
Dias Loureiro está inocente!
O que vendeu os prédios dos correios,
Também estava inocente!
Portas nada sabe,
 Dos contratos dos submarinos,
Estão todos inocentes,
Temos pena,
E o único que parece que não está inocente
e o único culpado de a sociedade andar mal,
Parece ser o velhote que bebeu demais
enquanto trabalhava,
 E por isso foi despedido, ~
sem apelo nem agravo!
A CULPA é dos que recebem os ordenados mínimos,
E a culpa é do cigano,
E o gajo da EDP recebe mais que dez mil ciganos!

E todos os "inteligentes" deste país criticaram o tribunal,
Por obrigar o patrão a aceita-lo de volta!
Gente boa esta!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

RELAÇÓES LABORAIS E RUIDO Á VOLTA DO POBRE QUE BEBEU DEMAIS E FOI TRABALHAR

para que tanto ruído à volta de um pobre trabalhador que foi despedido do trabalho por ter bebido uns copos a mais e depois ter ido trabalhar! é uma pessoa humilde que trabalha em funções tipo estivador carrega com objetos! Ora a minha opinião é contraria á maioria desses gajos insensíveis que agora andam aí aramados em moralistas, e que criticam a decisão do tribunal que obrigou a empresa a readm...itir o homem! Eu aplaudo o tribunal! O comportamento do homem é digno de criticas e reprovável mas nao sujeito à pena máxima de despedimento! é um humilde trabalhador porque se fosse administrador desses bêbados que por ai andam na sua maioria a desempenhar funções sobejamente e injustamente remuneradas ninguém diria nada! O que mais me surpreende é haver aí psicólogos e analistas na televisão a defenderem estas ideias neo liberais de se despedir as pessoas por tudo e por nada, especialmente pessoas humildes a quem deveria ser proporcionado meios de ajuda e tratamento em vez de serem despedidos! fico revoltado quando ouço esta gente na televisão a fazer "ruído" acerca destes casos com gente humilde porque se fosse gente mais importante aí já o tratamento era diferenciado! lamento pela insensibilidade desta gente que graças a ela a nossa sociedade se tornou intolerante e repressora e injusta e depois nao se queixem de amanha ou depois ser o vosso filho a passar por idêntica situação! As relações laborais já estão como estão neste país de merda onde se despede por "DÁ CÁ AQUELA PALHA" COMO SE BEBE UM COPO DE ÁGUA!