Qual a corrente filosófica que mais se aproxima da sua sensibilidade?

sexta-feira, 29 de junho de 2012

um neurónio

Poderemos ser apenas um neurónio, com "action potencial", dentro de um sistema neuronal Cósmico,...... A via Látea, um buraco negro de ignorância!....Dentro do corpo de um monstro a que se chama Universo!)? .....Que por sua vez , é outro sistema, que faz parte de outro corpo, ainda maior, e assim sucessivamente... É só subir as escadas! Oh meu lindo computador!.....:-)
In "Máquinas desumanas e humanos mecanizados"! de J.P.

Máquinas desumanas e humanos mecanizados

Daqui a cem (100) anos nada disto fará sentido"!!!! .....
- Para ti não, que és esquizofrénico... Agora para mim que sou como um computador, que analiso, arquivo e recupero, e até interpreto, todos os estímulos que observo, para mim, tudo fará sentido, porque que não faço Juízos.......
-Não fazes juízos porque não tens emoção! E não queiras ter, senão ficas como eu! responde o esquizófrénico!
----<>-In "Máquinas desumanas e humanos mecanizados"! de J.P.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Michael S. Gazzaniga um dos pais da Neuropsicologia moderna

Michael S. Gazzaniga um dos pais da Neuropsicologia moderna"
por José .PAulino.

Na continuação dos seus estudos sobre o cerebro em doentes de Split Brain (cerebro dividido) , em 1961, Gazzaniga constatava as dissociações de competencias entre os dois hemisférios, constactou que o paciente W.J., operado recentemente ao corpo caloso, que separa as duas metades cerebrais em virtude da sua extrema... epilepsia, tinha ficado com competencias diferentes em casda uma das metades. Por exemplo quando lhe era pedido, para que com a mão esquerda, ele pussesse uns cubos na mesma disposição em que lhe era pedido ele conseguia-o fazer, mas se fosse com a mão direita, comandada pelo hemisferio esquerdo, já não o conseguia realizar em condições! Quando lhe era pedido que o fizesse com as duas mãos, Gazzaniga reparou que a mão esquerda de W,J. estava constantemente a ajudar a direita, pois esta ultima comandada pelo hemisfério esquerdo do cerebro parecia inapta, agora que as duas metades do seu cerebro, funcionavam independentemente uma da outra. O lado direito do cerebro sabia como realizar a tarefa, daí a mão esquerda ser a melhor na realização desse teste. Concluiu, após muitos outros testes neuropsicológicos que a metade esuerda do cerebro é dominante no que concerne aos processos da linguagem, (já se sabia), e que a direita era dominante em termos de tarefas visuo.-estruturais. Nos anos seguintes estes conceitos sofreram inumeras alterações em virtude da continuação de estudos levados a cabo por Sperry, (Professor de Gazzaniga e seu Mentor) e Jerry Levy. Estes estudos levaram á separação definitiva de Gazzaniga do seu Mentor, por discordar da forma como certos resultados foram interpretados e passados À COMUNICAÇÃO SOCIAL, E AO PÚBLICO, de uma forma geral, leigo. Foi então aproveitado pela mesma comunicação social Norte Americana na altura, que proferia frases bombásticas acerca das diferentes funçoes dos dois hemisférios, que tanto agradavam ao publico mas que de verdade cientifica pouco tinham, segundo as suas palavras. Também ao nível do tacto, se pusermos na mão esquerda de um paciente deste tipo, um determinado estímulo ou objecto dificil de interpratar, e de seguida se apresentarem figuras com desenhos sobre esse determinado estimulo, este confirma com veracidade que objecto era. Se for ao contrario, com a mao direita, a metade esquerda do cerebro tem reconhecidas dificuldades na resolução do mesmo! gazzaniga nunca gostou da dicotomia cerebral, tal como a "venderam", ao público, concordava mais, com a actividade tipo modular do cerebro! (continua amanhã!)....Por causa destas e de outras Gazzaniga temeu o fim da Neuropsicologia em meados dos anos setenta, fins de sessenta!

J.P.
Ver mais

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Neuropsicologia humana nasceu naquele dia em que o Gazzaniga decidiu, pedir ao Sperry para estudar o paciente W.J., ao qual tinha sido feita uma cirurgia para cortar o corpo caloso, e assim desligar os dois hemisférios cerebrais, (Split Brain)  um do outro!  W, J, sofria de epilepsia grave, e a unica alternativa era mesmo esta cirurgia que tem como objectivo que em caso de ataque epileptico surgido num nos hemisférios, o doente consiga controlar o corpo através do outro hemisfeiro separado. Um paciente deste tipo, a seguir á cirurgia fica com dois "cerebros" , ou seja duas metades, resistindo assim aos ataques epileticos. O problema , que a olho nu não era visivel, era detectado através de testes neuropsicológicos, que por exemplo provaram que o paciente quando olhava para a seu campo visual esquerdo , processado pelo hemisferio direito, nao conseguia dizer aquilo que tinha visto, enquanto que se fosse ao contrario, os estimulos visuais apresentados no lado direito do cerebro (procesado pelo hemisferio esquerdo) este conseguia dizer tudo aqulio que tinha visto! também quando lhe puseram, por exemplo, uma maçã na mão esquerda, e lhe perguntaram o que era, ele nao soube responder, porque o hemisferio direito, responsavel pelo tacto na mao esquerda, nao processa a função de linguagem num dextro normal!  a razão era simples, os hemisferios cerebrais a trabaharem separadamente um do outro, nao integram a informação, e tudo o que é apresentado por exemplo no campo visual esquerdo, o hemisferio direito, responsavel pelo visionamento deste campo, não consegue enviar a informação ao hemisferio esquerdo, porque já nao tem o corpo caloso, e não consegue nomear nada! PARECE CONFUSO, MAS PARA GAZZANIGA,  um AMERICANO Americano de origem italiana, parecia simplles! Só teve que confirmar os estudos feitos noutras especies animais! NESSE DIA, algures nos principios dos anos 60 do seculo XX,  NASCEU A NEUROPSICOLOGIA! PARA PENA DE MUITOS QUE AFIRMAM O CONTRARIO!
J.P.

domingo, 24 de junho de 2012

I DonT Believe.....




A Primeira Espécie Homo, pensa-se, terá surgido, do Australopithecus, há cerca de dois milhoes de anos atrás, (Wood, & Collard, 1999), maior característica deste Homo era o seu cerebro mais desenvolvido, com cerca de 850 centrimetros Cúbicos), o anterior Austrolopithecus, tinha média de (500 cc), de qualquer forma menos que o Homem moderno que tem cerca de 1330 CC! De qualquer forma a tentativa ...de relacionar o tamanho do cerebro com a inteligencia carece de fundamento, o Elefante tem um cerebro maior que o Homem,, parece que grandes corpos precisam de um cerebro maior, e de todo o tecido envolvente que comande as funções do mesmo.!!!! Estas especies primeira", a seguir ao Austrolopithecu mas que com ele chegaram a coexistir (seria a seleção natural das espécies a responsavel pela extinção dos mesmos à cerca de 1,7 milhoes de anos atrás)? Quando começaram a sair de África em direcção à Europa e à Ásia???

Taxonomia da espécie Humana

O que Somos neste Momento?

Taxonomia da espécie Humana
´
Reino----->Reino animal
... Filo--------->Cordato
Classe------>Mamífero
Ordem------>Primata
Família------->Hominídios
Genero------->Homo
Espécie-------> Sapiens

Cerebro!?


De onde surgiu o cerebro? De onde viemos??? Quem somos? Para onde vamos? (Uma perspectiva temporal Cronológica)


600 Milhoes de anos atrás------->Primeiros complexos organismos Multicelulares!

... 450 » » » » ------> Surgem os primeiros organism cordatos.

425 » » » » ------> » os primeiros vertebrados

400 » » » » ------> » Anfibios

300 » » » » ------> » répteis

180 » » » » -------> » Mamíferos

150 » » » »--------> » Aves

6 » » » »--------> » Hominídeos

sábado, 23 de junho de 2012

"A Encruzilhada" O caminho mais rápido a seguir numa encruzinhada é ir pelos dois!.....:-o

A nformação que chega ao cerebro vindo por exemplo da informação visual, (lobo occipital) vai depois por exemplo, para o parietal e para Temporal! Para baixo (Temporal a informação é sobre o "QUÊ) quando vai para cima o (Pariental é o "onde")


 ·"Quando se leva uma pancada (trauma) na cabeça, (cranio) e afecta o Lobo Temporal, por vezes não conseguimos nomear as coisas os objectos, quando é na parte superior do cerebro, no pariental, não conseguimos localizar no espaço onde estao as coisas, ou puramente onde estão!....."
 
"Estamos numa encruzinhada por vezes...tal como a informação Visual!

GAZZANIGA




O que Gazzaniga queria dizer no seu Livro, "O Passado da Mente", é que, após muitos estudos (15 anos) sobre o cerebro dividido-Split Brain (quando o cerebro é separado, por neurocirurgiões, no corpo caloso, geralmente devido a epilepsia, permite que os Hemisférios cerebrais trabalhem independentemente um do outro, permitindo assim, ao individuo afectado por esta doença e que durante um ataque epiléptico  originado num hemisfério o outro permita controlar o corpo) se chegou à conclusão que existe no hemisfério esquerdo um mecanismo chamado de "Interprete"! Este mecanismo age independentemente da nossa vontade, ao contrário do que possamos supor e explica muitos fenómenos. Por exemplo as memórias falsas. São apresentados ao individuo uma lista de palavras com "almofada", cama, repouso, e etc, e quando se pergunta sobre as mesmas o individuo tem tendencia a associar a palavra "SONO" que não fazia parte da lista. Ou numa cena de fotografias onde é mostrada uma cena na Praia, com pessoas debaixo de uma sombrinha, por exemplo a jogar com raquetes e uma pena, os individuos sujeitos à experiencia têm tendencia dizer que também viram uma "bola", coisa que nunca existiu na paisagem...Mas que o seu cerebro através do mecanismo do "interprete" PREENCHE OS "VAZIOS" ou os espaços em branco da nossa memória com eventos Lógicos que nunca existiram, em vez da realidade apreendida! MUITO TEMOS A APRENDER AINDA ACERCA DAS MEMÓRIAS FALSAS, e Gazzaniga representa um elemento agregador da história das Neurociencias Cognitivas, e Neuropsicologia!
J.P.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

A CAGANÇA

Esta história versa a história de dois amigos que em finais dos anos 80, partilhavam o gosto pela filosofia, pela escrita,  pelo jogo de xadrez, pelos charros de "boi" , trazidos de Àfrica pelos ex colonos regressados a seguir à Revolução do  25 de Abril, pelos comprimidos que a mãe de um tomava para emagrecer, mas que eles utilizavam porque dava "Speed"! E eles precisavam para alimentar, quiçá a sua exacerbada criativa  sensibilidade, ou em última análise algum défices nos seus neurotransmissores! Certo é que a vida foi passando, um era filho de gente culta e de média alta sociedade, o outro mais modesto! O primeiro licenciou-se cedo, talvez por pressão dos pais, coisa que ao outro teria faltado, por qualquer motivo extra contextual, que primeiro deu muitos becos sem saída na vida, foi ao fundo e voltou, mas concretizou também a sua formação em psicologia! O primeiro foi professor desde sempre! ! Certo é que o segundo se perdeu nos meandros da vida criativa, etc etc!.....Então encontraram-se nesses anos finais de 1980 e discutiram taco a taco o título de Campeão Distrital desse ano!!!! O segundo, jogava portentosamente bem, era um virtuoso no auge da sua criatividade e juventude mas o primeiro mais técnico, jogando mais tecnicamente e sem a criatividade do outro, o certo é que lhe ganhou o titulo desse ano!  E lá foram eles os dois,  os apurados desse anos, para jogar a fase final do Campeonato de xadrez de Portugal, ! No >Comboio o primeiro tomava os comprimidos da mãe, e falava falava e dissertava estupidamente! Sempre fingindo , quando os pais sabiam, que era um mocinho todo atinado! Atinado ou não partia muita louça sem os Pais saberem! O segundo era mais honesto no que fazia! Depois de terminado o Campeonato desse ano em Lisboa O segundo, ficou muito melhor classificado do que aquele a quem tinha oferecido o campeonato regional! A verdade do melhor artista vem sempre ao de cima!!!! Pensava o mais humilde! Passado muitos anos, o primeiro, além de académico proeminente,  tornou-se escritor, de histórias da carochinha enquanto o segundo atravessou todo o longo "underground" da imcompreensão humana, mas nunca deixou de falar aos amigos! Licenciou-se bastante mais tarde do que o primeiro, em virtude de ter gozado a vida, um dia destes encontraram-se no café, cada um estava acompanhado pelo seu velho pai, ambos reformados e pessoas de bem! A parte que o segundo não compreendeu muito bem, foi a parte em que o primeiro, teve quase vergonha de lhe falar, ainda por cima na presença, do pai! Reminiscencias em que era um menino da mamã rebelde, que precisava fingir quando estava ao pé do Pai! Seria pela censura deste que lhe dizia: "não andes com drogados"!!! Seria pela censura deste: "Filho,  tu és gente importante, não te podes misturar com a ralé!!!! Pois bem: Este segundo, poderia afirmar-lhe na cara: " Se és gente mais importante que eu, não sei, nem quero saber, tinha te como amigo, embora eu não tivesse sido doutor assim como tu, desde muito cedo, fiz também a minha formação académica, que durou 7 anos!!!!!! POR ACASO AINDA MAIS ACADÉMICA QUE A TUA! por acaso só! mas não foi por isso que te tratei com desdém!!!! Pois a formação que o meu velho pai me deu, não se aprende nas universidades, e cham-se humildade! Abraço amigo! até um dia!!!! Só ganhas te esse ano o campeonato! e poderias jogar até ao fim da vida que já não ganhavas mais nenhum! enquanto eu distribui campeonatos pelos amigos fora os que ganhei e me enjoei de ganhar! Aperto te a mão ainda, como cavalheiro que sou, se te vir na rua! Porque apesar de me chamares drogado nessa altura, quem utilizava os comprimidos eras tu! e o teu velho pai não sabia, mas pode ficar a saber agora se ler este !"pequeno" texto! Amigo, como o tempi passa, e a vaidadade é efémera! Abraço ao primeiro, desde segundo que sou eu!!!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mensagem aos Politicos pobremente desbocados e mediocrementetécnicos!!!

Sim já me chamaram autista! Sim sou autista,!! Se ter uma vida interior rica é ser autista, eu prefiro que me considerem assim! tenho uma rica vida interior, e com isso resolvo o problema da minha criatividade exacerbadamente sensivel!!!! Não gosto de nada que diga respeito à "técnica", porque a técnica é fácil de aprender e limita a minha criatividade! Chamem-me aquilo que quiserem que a minha do...ença, está no espectro do autismo, seja ele Asperger ou outro...Prefiro a ponte da Filosofia, às amarras da ciencia, as asas do pensamento criativo à prisão da "normalidade" !!!! Sim sou autista, vocês não!!!!!! E cabe a vocÊs sairem da vossa miseravelmente técnica limitadora e constatarem a grandez de uma vida inteiror rica, livre e independente de qualquer dogma e técnica politica medíocre!!!!!
Assinado: "Um autista"!!!! (Respeitem-me por favor!!! Especialmente dedicado aos politicos que enchema boca com expressões destas: --->"Autistas" e ---------------------->"esquizofrenicos", dita vezes sem conta na comunicação social e no Parlamento! Um sitio normal de pessoas POBREMENTE "técnicas" e medíocres!.....Se eu não fosse realmente autista e gostasse de ser limitado, sentava o meu rabo (cú ) no vosso lugar no Parlamento!!!